Biccateca
Inicial | Blog

Conheça o segredo para otimizar espaços

Confira algumas dicas que a Biccateca separou para você otimizar a estrutura e os espaços da sua empresa

Empresas e indústrias com muitos clientes e funcionários precisam estruturar o espaço físico com inteligência para as diferentes atividades profissionais. Algumas delas, no entanto, encontram dificuldades e não sabem, por exemplo, como escolher os melhores armários, ou como deixar cada espaço otimizado para o trabalho e o atendimento.

Essa situação, apesar de muito comum, pode ser contornada, pois problemas na organização dos espaços de uma empresa podem afetar até mesmo a produtividade dos colaboradores, ou passar uma má impressão de atendimento aos clientes. 

 

Confira algumas dicas que a Biccateca separou para você otimizar a estrutura e os espaços da sua empresa:

 

Estruture o ambiente considerando tamanho e utilidade

Os móveis que compõem cada ambiente da empresa devem cumprir algum objetivo. O ideal é dispor a mobília, como armários e estantes, respeitando as limitações e tentando ganhar espaço. Quem trabalha em estruturas menores deve evitar móveis muito grandes, pois eles dificultam a locomoção e o fluxo de pessoas.

Além de pensar nos itens que os colaboradores precisam, devem ser considerar as atividades que serão exercidas em cada espaço. Não é prudente colocar armários de madeira em um vestiário, por exemplo, por causa da umidade. Os armários de aço galvanizado produzidos pela Biccateca, por exemplo, são os ideais para esse tipo de ambiente, pois são de fácil higienização e resistentes.

Os armários e estantes de aço da Biccateca são versáteis e podem ser usados em diferentes ambientes, como escritórios, arquivos, áreas de convivência, copas e cozinhas.

 

Pense nas cores de cada ambiente

Espaços de distração e divertimento aceitam todos os tipos de cores. É possível usar tons mais vivos de verde, azul e até amarelo ou vermelho. Mas os especialistas em psicologia das cores avisam: não é interessante colocar qualquer cor – sem critério – nos ambientes de trabalho.

As cores têm o “poder” de influenciar o psicológico de um indivíduo e melhorar ou piorar suas capacidades de concentração. Em um espaço, como um escritório, os tons claros e pastéis são mais indicados. Em lugares para alimentação, mostram limpeza e asseio.

Defina as cores considerando a finalidade do ambiente. Com os armários e estantes da Biccateca é possível escolher entre 10 cores que irão ajudar na harmonização do ambiente.

 

Escolha móveis funcionais

Os móveis dão vida ao ambiente de uma empresa, mas eles ocupam espaço e podem atrapalhar quando não estão dispostos da melhor forma ou não possuem função específica. Algumas salas, por exemplo, podem enfrentar problemas com armários que ocupam espaço sem beneficiar, realmente, os funcionários e clientes.

Aproveite os móveis para conseguir o melhor uso possível dos espaços da empresa. Assim, você terá ambientes mais planejados. Além das preocupações estéticas, invista em itens funcionais, para melhorar o local.

 

Fique atento à iluminação dos ambientes

É importante, também, prestar atenção a fatores como a iluminação e a ventilação dos ambientes empresariais. Dependendo da atividade profissional, uma iluminação ruim pode trazer até problemas de produtividade.

Normalmente, uma iluminação mais amarelada e leve inspira um ambiente mais calmo e confortável, mas ao mesmo tempo não estimula a atividade e produtividade. Por outro lado, ambientes bem iluminados, tanto pela incidência de luz natural, quanto artificial costumam ser estimulantes para o trabalho.

Tenha cuidado apenas para não tornar o ambiente estressante e caótico caso não haja uma boa distribuição e lógica na hora de usar esses recursos. Otimizar os espaços no trabalho é um cuidado fundamental para atender bem e contribuir com a motivação e produtividade dos colaboradores.

Quer mais dicas como essas para melhorar o ambiente da sua empresa? 

 

Cadastre-se  para receber nossa newsletter.

Conheça o segredo para otimizar espaços
SEDE: R. Salomão Ioschpe, 267 | Industrial | Erechim/RS - ESCRITÓRIO 2: Av. Brig. Faria Lima, 1.755, Sala 01 – 2º Andar | São Paulo/SP
Telefone | Fax: (54) 3522-4344